Segunda, 19 de Outubro de 2020 18:07
112825-4686 Whatsapp
Anúncio
Esportes ESPORTE

Fôlego para além da Segurança Pública: no Dia do Atletismo, conheça os policiais que são esportistas

Conciliando a carreira policial com o esporte

09/10/2020 08h17
74
Por: Redação Fonte: SSP SP
Foto: Polícia Técnico-Científica
Foto: Polícia Técnico-Científica

 

Por Nathalia Pagliarini

 

Nesta sexta-feira (9), comemora-se o Dia do Atletismo, data em homenagem à prática esportiva que atualmente é destaque de olímpiadas, paralimpíadas e campeonatos nacionais e mundiais, exaltando movimentos naturais do ser humano desde o início da sua existência. E a Segurança Pública do Estado de São Paulo não poderia ficar por fora desta celebração. Os policiais que atuam no território paulista são, antes de tudo, grandes atletas no combate ao crime, sendo que alguns se destacam por conciliar a carreira com os mais variados esportes.

 

Na Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) também há atletas. Um deles é o fotógrafo técnico pericial Felipe Augusto Nascimento, que nasceu na cidade de São Paulo e hoje vive em Santo André, na região do Grande ABC.

 

Ex-integrante da Equipe de Perícias Criminalísticas de Botucatu e atual membro da Comunicação Social da SPTC, Nascimento chegou à atividade policial em 2016 por meio do amor à câmera. "Sempre fui apaixonado por fotografia e atuava em áreas diversas como fotógrafo. Quando vi a oportunidade de utilizar meus conhecimentos de fotografia e ainda auxiliar na justiça, como policial, não tive dúvida de que era isso o que queria para carreira profissional", contou.

 

 

O atletismo apareceu na vida do agente após sua rotina sedentária o levar diversas vezes ao hospital com problemas de bronquite. "Com o agravamento desta situação, resolvi começar o ciclismo e posteriormente iniciei minha experiência na corrida de rua.

 

No ciclismo, além das várias viagens pedalando, Nascimento participou do Brevet Randonneurs Mondiaux nas distâncias de 200, 300 e 400 quilômetros. Neste evento, o fotógrafo destaca a conquista de medalha nos 200 km de Queluz -  uma prova desafiadora pela quantidade de subidas: 5.300 metros de elevação.

 

Na corrida de rua, por sua vez, Nascimento participou das maratonas de São Paulo e Floripa. Neste esporte, ele ressalta medalhas conquistadas no Circuito Caixa, em 2016, quando fez 10 km em pouco mais de 44 minutos; e também a conquista de medalha na Meia Maratona de São Paulo, em 2017, quando fez 21 km em 1h41.

 

Para continuar sua rotina no esporte, o fotógrafo, assim como outros policiais, aproveita as horas vagas. Ele afirma que consegue conciliar bem o atletismo com sua carreira e que a prática esportiva o mantém mais motivado. Além disto, ele recomenda: "As pessoas que não praticam esportes deveriam experimentá-los em suas diversas modalidades. Quando encontramos algum que realmente nos identificamos, deixamos de fazê-lo somente em busca de benefícios e sim pelo prazer", concluiu.

 

As polícias paulistas contam com diversos policiais que também exploram esportes, seja a nível proffisional ou amador. Entre as modalidades praticadas por esses "atletas da Segurança Pública" estão o Triatlo, tiro prático, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, fisiculturismo, queda de braço, voleibol, futebol, taekwondo WTF, natação, entre outros.

Esporte
Sobre Esporte
Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
São Paulo - SP
Atualizado às 17h49 - Fonte: Climatempo
19°
Trovoada e chuva

Mín. 17° Máx. 28°

19° Sensação
7 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias