Terça, 22 de Setembro de 2020 07:34
112825-4686 Whatsapp
Política Política

Bolsonaro diz que fez novo exame para Covid-19; resultado sai nesta 4ª

Bolsonaro já tinha feito cinco exames: três com resultado negativo e dois, positivos. Ele está há 14 dias se recuperando da doença

21/07/2020 18h07 Atualizada há 2 meses
143
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Foto: Michael Melo
Foto: Michael Melo

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou na tarde desta terça-feira (21/7) que foi submetido a um novo exame para verificar se está livre da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O resultado deve ser divulgado na manhã desta quarta-feira (22/7).

 

Com o teste desta terça, ainda sem resultado, Bolsonaro já fez seis exames. Nos cinco anteriores, três tiveram resultados negativos e dois, positivos.

 

“Fiz exame agora. Amanhã cedo sai o resultado. Se Deus quiser vai dar negativo, aí a gente volta à normalidade aí. A próxima viagem na sexta-feira para o Piauí”, disse o presidente a apoiadores que o aguardavam no Palácio da Alvorada.

 

Na semana passada, ao ser submetido a um novo teste para verificar se ainda estava infectado, o resultado deu positivo para Covid-19, o que fez com que o presidente ficasse isolado e despachando do Palácio da Alvorada.

 

Bolsonaro tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco da Covid-19.

 

Exames anteriores

Em maio, antes de ser diagnosticado com a doença, o jornal O Estado de S.Paulo entrou com uma ação na Justiça para ter acesso aos exames do presidente que, segundo ele, haviam dado negativos.

 

À época, o governo alegava que os exames eram de “foro íntimo” do presidente e que ele não era obrigado a apresentá-los.

 

Após uma disputa judicial, o governo perdeu e teve de entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) os laudos dos três exames, todos com resultado negativo, mas sem o nome do presidente Jair Bolsonaro. Nos três exames foram usados codinomes para, segundo o governo, preservar a identidade e a segurança do presidente.

 

No entanto, no exame que confirmou o diagnóstico positivo para o novo coronavírus, feito em 6 de julho e divulgado no dia seguinte, constava o nome do próprio presidente Bolsonaro. Veja o exame, feito por uma unidade do laboratório Sabin, em Brasília.

 

O Metrópoles questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a mudança no protocolo, mas não obteve resposta.

Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
São Paulo - SP
Atualizado às 07h31 - Fonte: Climatempo
14°
Chuva fraca

Mín. 13° Máx. 16°

14° Sensação
24 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias