Quinta, 28 de Maio de 2020
11951386113
Saúde saúde

Covas vai permanecer internado para investigar a inflamação

Prefeito de São Paulo vai ficar no hospital Sírio-Libanês por pelo menos mais um dia em observação e realizando exames complementares

14/05/2020 14h44
142
Por: Redação Fonte: R7
Prefeito de São Paulo Mario Covas. Foto: Divulgação
Prefeito de São Paulo Mario Covas. Foto: Divulgação

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vai permanecer internado no hospital Sírio-Libanês por pelo menos mais um dia para investigar as possíveis causas da colite, inflamação do cólon, parte do intestino grosso. O plano da equipe médica é mantê-lo em observação e complementar os exames. Ele está tomando remédios para controlar a dor.

 

Segundo o boletim médico divulgado no início da tarde desta quinta-feita (14), Covas está em "ótimo estado geral, praticamente sem nenhum sinal ou sintoma alterado neste momento. Assim, está liberado para exercer suas atividades".

 

Entre os compromissos do dia, está uma videoconferência com secretários às 16h. Outras duas agendas foram canceladas.

 

O prefeito é acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.

 

Covas foi internado na tarde desta quarta-feira (13) após sentir um "desconforto abdominal" durante a madrugada. Nas redes sociais, ele publicou o boletim médico e escreveu: "Tive uma indisposição, fui ao hospital consultar meus médicos. Estou bem".

 

Por causa da pandemia do novo coronavírus, os compromissos do prefeito foram intensificados e ele passou a dormir na sede da Prefeitura de São Paulo, no centro. 

 

Tratamento

 

No final de outubro do ano passado, Covas recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia, que fica entre o estômago e o esôfago, com metástase também no fígado e linfonodos. De acordo com o médico infectologista, David Uip, o prefeito reagiu muito bem às sessões de quimioterapia e houve regressão do tumor após o primeiro ciclo do tratamento.

 

Covas recebeu o diagnóstico enquanto médicos investigavam as possíveis origens para coágulos que haviam se formado em uma das pernas e migrado para o pulmão do prefeito. Inicialmente, ele foi submetido a três sessões de quimioterapia e respondeu bem à medicação. Diante disso, o prefeito fez mais cinco sessões e então passou a fazer imunoterapia, tratamento ainda em andamento.

 

Exames mostraram o desaparecimento dos tumores na cárdia e no fígado, mas apontaram que uma das glândulas linfáticas ainda apresentava tamanho anormal para uma pessoa com as características do prefeito.

Sobre o município
São Paulo - SP
Atualizado às 16h14 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 21°

19° Sensação
17 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias