Quinta, 28 de Maio de 2020
11951386113
Entretenimento MÚSICA

Toni Platão prepara álbum em que canta Jards Macalé e bebe da taça de Chico César

Ainda em fase de seleção, o repertório do disco pode incluir sucesso de Tim Maia, música de Eduardo Dussek e fado de Ivan Lins com Nelson Motta.

25/04/2020 13h38
141
Por: Redação Fonte: G1
Foto:Milton Montenegro / Divulgação
Foto:Milton Montenegro / Divulgação

♪ Dono de uma das vozes mais potentes da geração pop projetada nos anos 1980, o cantor carioca Toni Platão prepara o primeiro álbum de estúdio desde LOV (2015), editado há cinco anos.

Como o disco anterior, o próximo álbum de estúdio de Platão – ainda sem título, sem previsão de lançamento e em fase de gravação sob a batuta do produtor musical Alexandre Elias – virá com repertório pautado por regravações de músicas mais ou menos conhecidas.

A seleção heterogênea do disco inclui a canção Da taça, lançada pelo autor Chico César no álbum Estado de poesia (2015), revivida por Maria Bethânia no show Claros breus (2019 / 2020) e atualmente abordada por Roberta Sá nas elogiadas lives da cantora.

Outra música já garantida no repertório – e já com a voz definitiva de Platão – é Não pode (Tulla e Yara), composição lançada pelo cantor Tony Bizarro há 43 anos no álbum Nesse inverno (1977).

A primeira faixa do sétimo álbum solo de Platão a ser revelada, Sem essa, envolve o cantor em ambiência de soul na abordagem da música de Jards Macalé e Duda Machado, apresentada por Macalé em 1969 no compacto duplo Só morto (Burning night).

 
Capa do single 'Sem essa', de Toni Platão — Foto: DivulgaçãoCapa do single 'Sem essa', de Toni Platão — Foto: Divulgação

Capa do single 'Sem essa', de Toni Platão — Foto: Divulgação

Lançada na sexta-feira, 24 de abril, em single cuja capa alude à imagem de Roberto Carlos na capa do álbum que o cantor lançou no mesmo ano de 1969, a gravação de Sem essa por Platão foi formatada com montagem de samples de instrumentos tocados por grandes músicos, reunidos virtualmente na faixa pelo produtor Alexandre Elias, único musico que toca (guitarra) de verdade no fonograma.

O repertório final do álbum ainda não foi inteiramente selecionado, mas Platão ganhou inédita de Suely Mesquita, Sacumé, baby, enviada pela compositora em gravação caseira de voz e violão. Sacumé, baby já tem vaga reservada no disco.

Já Nostradamus (Eduardo Dussek, 1980) e Leva (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1984) – jingle radiofônico de fim de ano que Tim Maia (1942 – 1998) transformou em sucesso de FM ao dissociar a canção do sentido original – dependem de Platão achar o tom ideal para gravar essas músicas neste álbum que começou a ganhar forma quando o cantor conheceu o produtor Alexandre Elias na equipe do musical de teatro que contou a história da boate Dancin' Days.

Da convivência nos bastidores do espetáculo, estreado em agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), surgiu a ideia de gravar a música Sem essa – ideia que evoluiu para a feitura de um álbum inteiro.

Idealizador e autor do musical de teatro, o jornalista, produtor e compositor Nelson Motta avalizou o disco de Platão, tendo sugerido para o álbum a regravação do fado Primavera em Lisboa – parceria de Motta com Ivan Lins, lançada pela cantora portuguesa Cuca Roseta no álbum Riu (2015) – e enviado inédita versão em português de Can't take my eyes off you (Bob Creve e Bob Gaudio, 1967).

São Paulo - SP
Atualizado às 16h04 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 21°

21° Sensação
7 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias