Política

Ministro da Saúde anuncia previsão de colapso do sistema no fim de abril

Mandetta anunciou ainda que o governo estuda promover

20/03/2020 17h29Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: Correio Braziliense
108
Foto: Sergio Lima
Foto: Sergio Lima

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, na tarde desta sexta-feira (20/3), durante videoconferência ao lado do presidente Jair Bolsonaro com empresários, que o sistema de saúde do país entrará em colapso no fim de abril, por conta da proliferação do coronavírus. "O colapso é quando você tem o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não tem onde entrar para se tratar", explicou Mandetta. Por outro lado, a queda no número de contaminação por coronavírus deverá ocorrer só em setembro. "O vírus tem um padrão de transmissão muito competente, e que cada pessoa, quando em movimento normal, o vírus faz um espiral, uma curva de 90 graus, pega ar e sobe. Nós ainda não estamos nela. São Paulo está fazendo o início do seu redemoinho", apontou.

 

"A gente imagina que ela vai pegar velocidade e subir nos próximos 10 dias, a gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida. Essa subida rápida vai durar o mês de abril, o mês de maio e o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida. No mês de julho, ela deve começar o platô. Em agosto, esse platô vai começar a mostrar tendência de queda e aí a queda em setembro é uma queda profunda, tal qual foi a queda de março da China."

 

Ainda segundo o ministro da Saúde, as medidas de restrição de trânsito da população podem se intensificar nos próximos dias, como forma de prevenção ao avanço da doença. "Mais difícil do que fechar uma cidade, um supermercado e um shopping é saber o momento de reabrir. É preciso de uma série de informações para reabrir os locais com segurança", observou.

 

Mandetta anunciou ainda que o governo estuda promover "programa de telemedicina", com o objetivo de avaliar sintomas e atenuar a proliferação do coronavírus.

São Paulo - SP
Atualizado às 06h10
18°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 20°
18°

Sensação

7 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias