Polícia

Polícia Civil prende 17 durante operações em combate a crimes no centro da Capital

Ações visaram coibir a venda de produtos ilegais e os roubos e furtos de celulares; mais de mil mercadorias irregulares foram apreendidas

13/02/2020 13h37
Por: Redação
Fonte: SSP SP
84
Foto: Nathalia Pagliarini
Foto: Nathalia Pagliarini

Por Nathalia Pagliarini

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (12), duas operações para combater crimes no centro da capital paulista. A primeira, intitulada “Curto-Circuito”, aconteceu na região da Santa Efigênia, para combater o comércio de produtos ilegais, como codificadores de canais, e resultou em 14 prisões. A segunda, chamada “Buenos Aires II”, já deteve três pessoas e está em andamento na região de Higienópolis para coibir roubos e furtos de celulares, bem como outros delitos contra o patrimônio. 

Ambas as ações foram realizadas pela 1° Delegacia Seccional de Polícia. Para as atividades em combate ao comércio de mercadoria em desacordo com a legislação foram mobilizados 50 agentes, com apoio de 25 viaturas. Ao longo dos trabalhos foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra estabelecimentos que vendem produtos ilícitos, incluindo cabos e fios contrabandeados e antenas que captam sinais de forma irregular. No total, 1.100 mercadorias foram apreendidas.

"Esse é um trabalho de investigação que vem sendo realizado pela Equipe de Intervenção Estratégica [EIE] há três meses para levantar pontos comerciais que vendem aparelhos que permitem o usuário a ter acesso a canais fechados sem pagar por isso", explicou o delegado seccional, Roberto Monteiro.

Os trabalhos foram feitos conjuntamente com outros órgãos, como a Guarda Civil Metropolitana (CGM), Prefeitura de São Paulo e Subprefeitura da Sé, além do Procon. De acordo com o secretário executivo da Prefeitura, Fábio Lepique, a próxima fase é abrir uma ação administrativa contra os estabelecimentos irregulares para que a atividade não prevaleça e também notificar os shoppings populares.

Os presos foram autuados pelo artigo 183, da Lei das Telecomunicações (9.472/97). A pena prevista para esse tipo de crime varia entre 1 e 4 anos. Todo material apreendido foi lacrado e enviado ao Instituto de Criminalística (IC).

Operação Buenos Aires II

A operação realizada nas imediações de Higienópolis é resultado de um trabalho investigativo e de inteligência, que identificou cinco suspeitos, responsáveis pelos crimes. Três já estão presos e as atividades têm o objetivo de localizar os outros dois e demais possíveis envolvidos.

"O nome [da operação] faz alusão à Praça Buenos Aires, coração da região. No bairro estamos verificando que indivíduos têm praticado os crimes com o uso de bicicletas", disse o delegado seccional. "Até o momento já prendemos duas pessoas por tráfico e uma por roubo", completou.

Participam da atuação em campo 45 policiais civis, com apoio de 22 viaturas. Os trabalhos também incluem abordagens a pessoas em atitude suspeita.

São Paulo - SP
Atualizado às 02h48
15°
Muitas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 15°
15°

Sensação

16.5 km/h

Vento

81.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias