POLÍCIA

Deic prende seis durante operação de combate à fraude em meios eletrônicos

Operação “Crédito Violado”, coordenada pela 4ª DIG, mobilizou policiais civis para o cumprimento de 28.

10/01/2020 08h46
Por: Redação
Fonte: SSP SP
100
Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Por Márcia Fortes

Policiais civis da 4ª DIG (Investigações sobre Fraudes Patrimoniais por Meios Eletrônicos), do Deic, realizaram nesta quinta-feira (9) uma operação de combate a uma organização criminosa envolvida com fraudes em meios eletrônicos.

As ações de campo da denominada operação “Crédito Violado” foram responsáveis pelo cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão. Seis pessoas foram presas durante os trabalhos e outras três já foram identificadas. As diligências ocorreram na capital e em municípios da região metropolitana.

Segundo o delegado titular da especializada, Dr. Carlos Henrique Ruiz, as investigações começaram em dezembro de 2018 depois que a organização criminosa realizou uma fraude estimada em 160 milhões de reais.

Estima-se até três mil pessoas tenham sido vítimas do bando. As instituições financeiras, porém, foram capazes de bloquear parte das transações e cerca de R$ 100 milhões foram resgatados até o momento.

Ainda de acordo com o delegado, o golpe era praticado por intermédio do envio de e-mails fraudulentos e mensagens através de aplicativos capazes de obter os dados pessoais e bancários das vítimas. Desta forma, os suspeitos acessavam as contas, realizavam empréstimos e transferiam os valores para outras contas. As vítimas eram selecionadas de maneira aleatória.

Os criminosos vão responder por lavagem de dinheiro e fraude. As investigações continuam com o intuito de identificar e localizar demais envolvidos com as fraudes.

São Paulo - SP
Atualizado às 07h23
18°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 17°
18°

Sensação

11.5 km/h

Vento

77.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias