Economia

Receita pagará restituições do 4º lote do IR 2019 na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Consulta ao lota estará aberta nesta segunda-feira (9). Crédito bancário será realizado no dia 16 de setembro.

08/09/2019 15h57
Por: Redação
34
Delegacia da Receita Federal em Santos, no litoral de São Paulo - Foto: Luigi Bongiovanni
Delegacia da Receita Federal em Santos, no litoral de São Paulo - Foto: Luigi Bongiovanni

A partir de 9h desta segunda-feira (9), estará disponível para consulta o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santos, no litoral de São Paulo, informou que o crédito bancário será realizado no dia 16 de setembro e alcançará 37.524 contribuintes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, ultrapassando os R$ 43 milhões.

 

O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.

 

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, entregando a declaração retificadora.

 

A Receita disponibiliza também o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

 

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro desse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

 

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

Malha fina

O Fisco lembra que é possível checar se a declaração foi processada. E se ela estiver já na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – indicando que a declaração, a princípio, não tem pendências (a Receita Federal tem até cinco anos para pedir esclarecimentos sobre as declarações).

 

A verificação pode ser feita pelo serviço  Meu Imposto de Renda da Receita Federal. Para isso, é preciso gerar um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

 

Veja as datas de pagamento dos lotes de restituição do IR neste ano:

lote, em 17 de junho de 2019;

lote, em 15 de julho de 2019;

lote, em 15 de agosto de 2019;

lote, em 16 de setembro de 2019;

lote, em 15 de outubro de 2019;

lote, em 18 de novembro de 2019;

lote, em 16 de dezembro de 2019.

 

Fonte: G1

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP
Atualizado às 19h02
18°
Céu encoberto Máxima: 35° - Mínima: 20°
18°

Sensação

24 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias