Justiça

STF anula sentença de Moro que condenou Aldemir Bendine

Por 3 votos a 1, Segunda Turma da Corte entendeu que o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil teve seu direito de defesa limitado na ação

28/08/2019 17h04
Por: Por Jornalista Nardel Azuoz
40
Bendine presidiu a Petrobras e o Banco do Brasil - Foto: Sergio Moraes
Bendine presidiu a Petrobras e o Banco do Brasil - Foto: Sergio Moraes

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) anulou nesta terça-feira (27) a sentença do ex-juíz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, pela condenação do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

 

No julgamento, foram favoráveis a Bendine os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. Relator do caso, o ministro Luiz Edson Fachin foi voto vencido.

 

No entendimento da maior dos integrantes da Turma, o ex-presidente da Petrobras teve seu direito de defesa cerceado no andamento da ação sentenciada por Moro. A defesa de Bendine entrou no STF para manifestar que seu cliente não conseguiu se manifestar após as acusações de delatores da Odebrecht.

 

Responsável na época pelos casos envolvendo a Operação Lava Jato em primeira instância, Moro condendou Bendine a pena de 11 anos de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

A sentença já havia sido revisada para 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pela 8ª TRF4 (Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que absolveu o ex-presidente da Petrobras do crime de lavagem de dinheiro.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a Odebrecht teria pago propina de R$ 3 milhões entre junho e julho de 2015 a Bendine, então presidente da Petrobras, em decorrência de seu cargo. Após o recebimento dos valores, o réu teria dado início a movimentações internas na estatal com o intuito de favorecer o Grupo Odebrecht. Fonte: R7

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Paulo - SP
Atualizado às 19h12
18°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 20°
18°

Sensação

20 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias