Política

Ex-ministros do Meio Ambiente pedirão que Congresso atue como moderador sobre desmatamento

Nove ex-ministros do Meio Ambiente deverão entregar, nesta quarta-feira (28)

28/08/2019 14h26
Por: Redação
71

Nove ex-ministros do Meio Ambiente deverão entregar, nesta quarta-feira (28), uma carta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitando ao Congresso a adoção de uma série de medidas que classificam como emergenciais no combate ao desmatamento da Amazônia.

 

O documento, ao qual o blog teve acesso, é assinado pelos ex-ministros José Goldenberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabela Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte.

 

Nele, os autores mencionam a comoção mundial que impulsionou diversas figuras públicas a cobrarem uma nova postura do presidente Jair Bolsonaro, enquanto chefe maior do Brasil.

 

Entre os pontos solicitados, os ex-representantes pedem a realização de audiências públicas em comissão especial do Congresso Nacional, com a participação de especialistas em proteção do meio ambiente, representantes das comunidades locais, do agronegócio e de agentes públicos federais e estaduais para tratar dos temas fundamentais da agenda socioambiental do país.

 

Essas audiências, segundo a solicitação dos ex-líderes da pasta ambiental, devem tratar temas como os riscos e oportunidades socioambientais à proteção da Amazônia e dos demais biomas brasileiros, além dos novos marcos legislativos necessários ao desenvolvimento sustentável.

 

Os ex-representantes do MMA recomendam também a elaboração de um plano emergencial de ações para o enfrentamento da crise ambiental em curso, com a redução imediata do desmatamento e queimadas e proteção das populações tradicionais.

 

Para os autores da carta, a única forma de reverter a realidade ambiental, a qual classificam como “assustadora”, é com uma participação ativa do parlamento brasileiro como moderador entre poder público e sociedade. Fonte: G1

São Paulo - SP
Atualizado às 04h25
21°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 21°
21°

Sensação

9 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias